Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência
Palabras clave:
Mídia., Jornalismo - aspectos sociais, Tríplice Fronteira - cobertura jornalísticaSinopsis
De maneira original e distinta do sistema referencial corrente nos estudos de Jornalismo, o livro Conexões (trans)fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência apresenta análises das atividades noticiosas de diversos veículos de mídia: jornais impressos e on-line, revistas semanais, telejornais, portais e agências de notícias.Organizada por Ada C. Machado da Silveira e Isabel Padilha Guimarães, do grupo de pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a obra aborda estas atividades jornalísticas encarando sua condição midiatizada, pautada por cânones técnicos estritos e atitude interpretante exterior à vida das sociedades a que se dedicam a reportar.Trata-se de um livro que pretende ser de utilidade para estudantes de Jornalismo e de Relações Internacionais interessados em iniciar-se na análise de textos midiáticos.
Sobre as organizadoras
Ada Machado da Silveira: Graduada em Comunicação Social. Mestra e doutora pela Universitat Autònoma de Barcelona, na Espanha. Estágio pós-doutoral na Sorbonne III - La Nouvelle, na França. Foi professora visitante na Universidad Nacional de Quilmes e na Universidad Nacional de La Plata, na Argentina; e na Universidad Nacional del Este, no Paraguai. Atualmente, é docente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem uma centena de trabalhos publicados em diversas línguas e países. Entre seus livros se destacam “Asombros identitarios. Representación y virtualización en los médios” e “TICs para inclusão social: cidadania, educação ambiental e agroecologia”.
Isabel Padilha Guimarães: graduada como licenciada em comunicação social com especialidade no jornalismo, tem mestrado e doutorado em comunicação social, doutora-se com pesquisa se desenvolvendo na UFMS. É membro do grupo de pesquisa comunicação, identidades e fronteiras na UFMS. Seu livro “Conexões (transfronterizas: meios de comunicação, notícias e ambivalência”, com Ada C.Machado da informática de diversos meios de comunicação: jornais impressos e online, revistas semanais, televisão, portais e agências de notícias do Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina.
Dados da obra
Ano de publicação: 2016
Organizadoras: Ada C. Machado da Silveira e Isabel Padilha Guimarães
Idioma: Português e Espanhol
Número da edição: 1ª
Número de páginas: 179
ISBN: 978-85-92964-01-6