Morar na Barranca: habitação, desenvolvimento territorial e tecnologia social na região trinacional

Autores/as

Andréia Moassab
Egon Vettorazzi

Palabras clave:

Habitação – Argentina – Brasil – Paraguai, Moradia – direito, Construções – sustentabilidade

Sinopsis

Esta cartilha é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, com objetivo de analisar as diversas soluções populares para a moradia na região transnacional, especialmente nas áreas de risco de inundação. A universidade e seus cursos voltados para o espaço construído e o habitat, em conjunto com as populações e seus saberes, podem e devem potencializar este conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas e colaborar para pressionar o poder público no atendimento do direito à moradia adequada e do direito à cidade para todos e todas.

Esta cartilla resulta de una investigación llevada a cabo en el ámbito del curso de Arquitectura y Urbanismo de la UNILA, la cual tuvo por objetivo analizar las diversas soluciones populares para la vivienda en la región transnacional, especialmente en las áreas de riesgo de inundación. La Universidad y los cursos orientados para el espacio construido y el hábitat, en conjunto con las poblaciones y sus saberes, puede y debe fortalecer este conocimiento para una mejor calidad de vida de las personas y presionar al poder público para la debida atención a una vivienda digna y el derecho de vivir en una ciudad para todos y todas.

Sobre os organizadores

Andréia Moassab: Arquiteta e urbanista, mestra e doutora em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Atualmente, é docente da UNILA. É autora do livro "Brasil Periferia(s): a Comunicação Insurgente do Hip-Hop", finalista do prêmio Jabuti 2013, na categoria ciências humanas. Recentemente, publicou dois livros sobre África: "Panorama da Arquitetura Habitacional em Cabo Verde", com Patti Anahory; e “Territórios, cidades e identidades africanas em movimento", com Marina Berthet, pela EDUNILA, em 2023. Ainda pela Editora da UNILA publicou "Morar na Barranca", com Egon Vetorazzi; e "Por um Ensino Insurgente em Arquitetura e Urbanismo”, com Leo Name, considerado o 2º melhor livro de 2021 em ciências sociais aplicadas, pela ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias).

Egon Vettorazzi: arquiteto e professor, concluiu seu doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2019, com foco nas estratégias do conceito Passive House para edificações energeticamente eficientes na Região Sul-Brasileira. Possui mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria, onde desenvolveu um sistema de piso radiante com aproveitamento de energia solar para condicionamento térmico de ambientes. Sua graduação em Arquitetura e Urbanismo foi pela Universidade de Santa Cruz do Sul, onde também atuou como técnico laboratorial. Como professor, tem vasta experiência em instituições como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana e o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, lecionando disciplinas como projeto arquitetônico e conforto ambiental. Suas áreas de pesquisa incluem projeto arquitetônico, conforto ambiental, desempenho térmico e eficiência energética.

Dados da Obra

Ano de publicação: 2019
Organizadores: Andréia Moassab e Egon Vettorazzi
Idioma: Português e Espanhol
Número da edição: 1ª
Número de páginas: 34
ISBN: 978-85-92964-05-4

Capa Morar na barranca

Descargas

Publicado

January 1, 2019

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.