Mapeamento da distribuição geográfica de espécies na região neotropical: manual para aulas práticas
Keywords:
Biogeografia, Sistema de informações geográficas - SIG, Softwares, ManualSynopsis
Como descrever a distribuição geográfica de espécies? Que técnicas podem ser usadas para obter a área de distribuição geográfica? Como transformar uma tabela com coordenadas de latitude e longitude em pontos de ocorrência num mapa? O livro “Mapeamento da distribuição geográfica de espécies na região neotropical”é fruto da experiência de uma década de sala de aula, mostrando que o ensino na graduação também produz conhecimento – lugar comumente atribuído à pós-graduação. Peter Löwenberg Neto e Christian Bergmann Kirsch, com base na disciplina “Fundamentos da Biogeografia”, ministrada nos bacharelados em Ciências Biológicas: Ecologia e Biodiversidade e em Geografia, da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), organizaram um material voltado para aulas práticas, com o intuito de facilitar a compreensão da distribuição das espécies no território com o uso de ferramentas do Sistema de Informação Geográfica (SIG).
Sobre os autores
Peter Löwenberg Neto: biólogo, mestre e doutor em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná. Iniciou seus estudos em biogeografia durante a graduação no Laboratório de Biogeografia de Diptera - UFPR em 2002, utilizando o programa ArcView 3.2. Desde então desenvolve pesquisa em análise espacial e temporal da biodiversidade Neotropical, incluindo biogeografia histórica e macroecologia evolutiva. Desde 2010 é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana em Foz do Iguaçu, PR, é responsável pelas disciplinas de Biogeografia ofertadas para a graduação (Ciências Biológicas e Geografia) e pós-graduação (Biodiversidade Neotropical, PPGBN/Unila), coordena o Laboratório de Biogeografia da Unila e é líder do grupo de pesquisa em “Biogeografia Neotropical” (DGP/CNPq).
Christian Bergmann Kirsch: bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em Cascavel, PR. Durante a graduação fez estágio no Laboratório de Biologia Estrutural e Funcional, no Laboratório de Investigação Biológica da UNIOESTE e no Laboratório de Biogeografia da Unila. Tem capacitação em Geoprocessamento para Estudos Ambientais e interesse nas áreas de bioestatística, biogeografia, ecologia e paleontologia.
Dados da obra
Ano de publicação: 2024
Autores: Peter Löwenberg Neto; Christian Bergmann Kirsch.
Idioma: Português
Número da edição: 1ª
Número de páginas: 194
ISBN: 978-65-86342-50-5 / DOI: 10.5281/zenodo.10644285