Territórios, cidades e identidades africanas em movimento
Palavras-chave:
África, Arquitetura, Urbanismo, UrbanizaçãoSinopse
O livro “Território, Cidades e Identidades Africanas em Movimento”, organizado por Andréia Moassab e Marina Berthet, tem como principal objetivo integrar a discussão sobre urbanização e globalização a partir do continente africano. A hipótese central deste trabalho é uma reelaboração do pensamento crítico sobre cidades africanas, numa perspectiva de que os diálogos do Sul, entre África e América Latina, podem apresentar soluções criativas e adequadas para os contextos locais. Ao buscar respostas no continente africano e propor um debate em sintonia com esta realidade, as organizadoras vislumbram outros parâmetros de análise para as cidades mundiais, em detrimento dos usuais paradigmas eurocêntricos, definidos por critérios patriarcais, racistas e capitalistas. São oito capítulos, escritos por autoras e autores de vários países, diferentes realidades espaciais locais e sob um ponto de vista multidisciplinar, a partir de várias áreas de conhecimento: Odair Varela, Victor Barros e Redy Lima são pesquisadores caboverdianos das ciências sociais e da história; Celine Veríssimo, Marina Berthet e Alain Kally são estrangeiros radicados no Brasil, com pesquisa sobre Moçambique, São Tomé e Príncipe e Senegal, a partir da arquitetura, da antropologia e da sociologia; e Andréia Moassab e Fernando Ribeiro são brasileiros, sendo que a primeira morou e trabalhou em Cabo Verde, realidade a partir da qual apresenta suas reflexões em arquitetura, e Ribeiro, antropólogo e historiador, tem se dedicado a estudos do Mar Afrasiático. Em diálogo com os textos, chama atenção no livro a obra do artista visual cabo-verdiano César Schofield Cardoso, que ilustra a capa, emprestando uma fotografia da série “Espaços Vacilantes”.
Sobre as organizadoras
Andréia Moassab: Arquiteta e urbanista, mestra e doutora em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Atualmente, é docente da UNILA. É autora do livro "Brasil Periferia(s): a Comunicação Insurgente do Hip-Hop", finalista do prêmio Jabuti 2013, na categoria ciências humanas. Recentemente, publicou dois livros sobre África: "Panorama da Arquitetura Habitacional em Cabo Verde", com Patti Anahory; e “Territórios, cidades e identidades africanas em movimento", com Marina Berthet, pela EDUNILA, em 2023. Ainda pela Editora da UNILA publicou "Morar na Barranca", com Egon Vetorazzi; e "Por um Ensino Insurgente em Arquitetura e Urbanismo”, com Leo Name, considerado o 2º melhor livro de 2021 em ciências sociais aplicadas, pela ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias).
Marina Berthet: antropóloga, atualmente professora de história da África na Universidade Federal Fluminense – UFF (Brasil). Doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo (Brasil). Pesquisadora associada do Centro de Estudos Africanos do Porto (Portugal), com interesses sobre a noção de trabalho forçado e a emigração cabo-verdiana em São Tomé e Príncipe. Trabalha sobre temas relacionados à migração, trabalho forçado, desenvolvimento, cinema e música africanos. Investigadora do Centro de Estudos Africanos do Porto (CEAUp), membro do Núcleo de Estudos Africanos (NEAF/UFF) e do Laboratório de História e Imagem (LABHOI-UFF)
Dados da obra
Ano de publicação: 2022
Organizadoras: Andréia Moassab; Marina Berthet
Idioma: Português
Número da edição: 1ª
Número de páginas: 177
ISBN: 978-65-86342-32-1
Apoio
Downloads
Próximo
Séries
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.