Santos Dumont nas cataratas: “pretendo mesmo escrever um livro sobre o Iguaçu”
Palabras clave:
Alberto Santos Dumont (1873-1932), Biografia, Cataratas do Iguaçu, Fronteira Trinacional – Brasil – Argentina – ParaguaiSinopsis
Com um texto agradável, Micael Alvino da Silva, em Santos Dumont nas Cataratas, nos transporta às últimas décadas do século XIX e início do XX, para compreender o que acontecia no mundo e na fronteira trinacional quando Alberto Santos Dumont visitou as Cataratas do Iguaçu, em 1916. Na forma de pequenos ensaios, os capítulos são encadeados de modo a realçar, cada qual, um aspecto da trajetória do célebre aviador, sempre relacionando com a terra de Naipi. Quase cem anos depois da morte do aviador, finalmente, a insólita visita de Santos Dumont às Cataratas, se torna livro. É com grande alegria que a EDUNILA, em pareceria com o Instituto 100 Fronteiras e com o apoio da Itaipu Binacional e do Fundo Iguaçu, pelas letras de Micael Alvino da Silva, entrega esta história ao público.
Sobre o autor
Micael Alvino da Silva: doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre a Tríplice Fronteira (CNPq). Possui experiência de pesquisa no National Archives (Washington, Estados Unidos), no Arquivo Histórico do Itamaraty (Rio de Janeiro) e no Arquivo Público do Paraná (Curitiba). Pesquisa os seguintes temas: História das Relações Internacionais Americanas (1933-1954) e História da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai).
Dados da obra
Ano de publicação: 2023
Autor: Micael Alvino da Silva
Idiomas: Português
Número da edição: 1ª
Número de páginas: 125
ISBN: 978-65-86342-46-8
Apoio